Minha admiração por Michael Corleone
Vou explicar (risos).
Para quem não conhece, Michael Corleone é um personagem da trilogia 'O poderoso chefão'.
Na minha opinião, uma das melhores trilogias da história do cinema. Mas vamos ao assunto do título.
No primeiro filme, algo me chamou a atenção: a frieza do Michael. Ele toma uma decisão que muda o resto de sua vida.
No início, eu pensei que tinha sido pelo sentimento que ele tinha pelo pai (não vou contar o filme aqui), mas depois eu percebi a frieza dele em sugerir uma solução perfeita para a situação e que só ele poderia executar para não gerar mais problemas.
Nos outros filmes, o autor mostra mais detalhes da personalidade e enfatiza o lado racional e frio do personagem.
A filosofia de Michael Corleone se resume em:
ter um objetivo => traçar um caminho para alcançá-lo => eliminar obstáculos => sucesso
É isso que eu admiro nele, na verdade, é o terceiro passo que eu mais admiro nele.
Quando ele tem um objetivo, ele planeja como alcançar e se alguma coisa estiver no caminho, ele elimina, custe o que custar. Ele também tem o cuidado de ver a melhor forma de eliminar para que isso o ajude a alcançar o sucesso mais rápido.
Agora, a pergunta que não quer calar é: o que podemos ver de Deus nessa pessoa?
O problema do Michael é que ele usa esses quatro passos sem nenhuma preocupação com as leis terrenas, muito menos com as leis de Deus. Se o obstáculo for uma pessoa, ele mata. Ou seja, ele usa isso para alcançar objetivos pessoais de uma maneira má e cruel.
Mas se olharmos para estes quatro passos com olhos bons, podemos aplicá-los para objetivos bons.
Por exemplo: imagine que você ficou de exame na faculdade e precisa tirar 8 em uma prova que fará em uma semana. O que você faria? Deixaria de entrar no Facebook?
Alguns responderiam que sim, outros que não porque, na verdade, cada um tem um obstáculo diferente.
Há pessoas que são viciadas em internet e teriam que se privar do Facebook até a prova passar porque ele é um grande obstáculo. Para outras que acessam raramente ou tem "hábitos saudáveis" em relação a internet, deixar de acessar não faria o menor sentido.
Se a pessoa realmente quer passar nesta prova, vai eliminar tudo que possa atrapalhar: sair com os amigos, usar internet por tempo prolongado, em alguns casos, vai evitar até sair de casa (risos). A pessoa vai sacrificar por aquilo que ela quer, sem sentimento, sem "chororo", sem perguntinhas do tipo "será que precisa de tudo isso".
Todos almejam o sucesso, alcançar suas metas, mas ele só vem depois que você executa seu planejamento e elimina os obstáculos, não tem jeito.
Agora pense no reino dos céus: não é diferente.
A nossa força esta em renunciar tudo para alcançar a nossa salvação (objetivo), obedecendo e servindo a Deus com integridade (planejamento), e sendo forte o bastante para não olhar para o sentimento e suas próprias vontades (eliminar obstáculo). E isso, infelizmente, é preço que poucos querem pagar. O sucesso só depende das decisões que você toma.
"Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força,
e os que usam de força se apoderam dele."
A nossa força esta em renunciar tudo para alcançar a nossa salvação (objetivo), obedecendo e servindo a Deus com integridade (planejamento), e sendo forte o bastante para não olhar para o sentimento e suas próprias vontades (eliminar obstáculo). E isso, infelizmente, é preço que poucos querem pagar. O sucesso só depende das decisões que você toma.
Muito bom texto, adorei a conexão, parabéns, também adoro o Michael e meu nome também é Michael, kkkkk, continue assim.
ResponderExcluir