A festa dos tabernáculos

Depois de mais um tempinho fora, voltei!
E este post é algo que foi preparado com muita dedicação e pesquisa. Por isso, quem não gosta de história e de saber da origem das coisas, por favor LEIA! Precisamos gostar dessas coisas para aprender mais sobre tudo na vida, inclusive sobre a palavra de Deus. 
Vamos lá então!

1)  A origem da festa
Quem já foi para Israel, deve ter notado que uma coisa pode ter diversos nomes com diversas pronúncias e escritas similares. A festa dos tabernáculos não escapou a regra, rsrs.

Esta festa também é chamada de Festival  ou Celebração dos Tabernáculos, Festa das colheitas ou Festa das Cabanas. Em hebraico é chamada de סוכות ou סֻכּוֹת (palavra pronunciada como 'sucôt' e transliterada como sucot, succot ou sukkot que significa cabanas).


Ao ler Levítico 23.33-34, notamos que Deus estabeleceu essa festa ao povo de Israel:

"Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Desde o dia quinze desse sétimo mês haverá a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias."   

Muito importante=> existem dois tipos de caledários judaicos: o religioso e o civil. No calendário religioso, a festa começa no 15º dia do sétimo mês; no calendário civil, começa no 15º dia do primeiro mês do ano. Em ambos, este mês é chamado de Tishrei que corresponde ao período do final de setembro e início de outubro no calendário gregoriano (usado no Brasil).


2) O objetivo da festa
Nesta festa, o povo relembra os momentos em que viveu 40 anos do deserto morando em tendas, apenas vivendo na dependência de Deus para serem guiados e protegidos.

"Por sete dias habitareis em tendas de ramos; todos os naturais em Israel habitarão em tendas de ramos, para que as vossas gerações saibam que eu fiz habitar em tendas de ramos os filhos de Israel, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus." (Levítico 23.42-43)

Figura que mostra a celebração da Sukkot por uma família judaica

Também é uma festa de muita alegria e louvor a Deus. Como se dá próximo da colheita, eles utilizam alguns elementos para louvar e se alegrar diante de Deus, como foi determinado.
"No primeiro dia tomareis para vós o fruto de árvores formosas, folhas de palmeiras, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias." (Levítico 23.40)

Arba minim, (tradução: quatro espécies) exemplo de elementos 
instituídos por Deus para celebração da festa

3) Como esta festa é celebrada pelos judeus atualmente?
"E celebrá-la-eis como festa ao Senhor por sete dias cada ano; estatuto perpétuo será pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis." (Levítico 23.41)

Nos dias de hoje, os judeus constroem do lado de fora de suas casas tendas feitas com folhas e galhos. Devem possuir apenas 3 paredes. Neste período, eles fazem suas refeições e por vezes passam a noite nestas tendas para celebrar a festa fixada por Deus no calendário judaico. O primeiro dia é considerado sagrado, portanto, muitos comércios não abrem, como no Shabat. O último dia é o de maior festividade.



Eles também costumam carregar a arba minim aos locais de celebração. Todos os anos, o Muro Oriental, mais conhecido como Muro das Lamentações, fica tomado por milhares de pessoas que vão fazer suas orações e celebrar a Deus no período da festa.

Celebração da Sukkot no muro Oriental

4) Pessoas não judias celebram esta festa?

Siiiiiiiiiiimmmmmm! Inclusive, aqui no Brasil, o grupo Godllywood estará celebrando pela segunda vez no dia 19 de outubro às 18h. Será uma festa de muita alegria, louvor e aprendizado com Deus e qualquer pessoa pode participar, independente de religião.
No ano passado eu participei e foi inesquecível, maravilhosa! 


Festa dos tabernáculos realizada em São Paulo pelo grupo Godllywood em 2012

Para participar ou saber de mais informações, acessem o link: http://www.godllywood.com/blog/2013/09/05/festa-dos-tabernaculos-2013/

Espero ter criado em vocês um interesse em pesquisar sobre o assunto. Aproveitem a oportunidade de conhecerem a festa!


Sugiro que vejam estes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=mxV-6696gek
http://www.youtube.com/watch?v=Cok_4N1ZbqY

Fiquem a vontade para fazer comentários, complementarem a pesquisa ou tirarem dúvidas. 
Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas