Filosofando sobre rock progressivo [Final]
fonte: http://www.jb.com.br/
Nos posts anteriores, comentei sobre rock progressivo e Dream Theater. Mas como no rock progressivo, o final tem que fazer algum sentido, senão não é o final. Desde o início deste blog, meu objetivo foi falar sobre coisas no meu dia a dia que me fazem lembrar das coisas de Deus. Só que desta vez ficou muito longo chegar ao ponto que eu queria.
A idéia deste post começou quando a minha irmã reclamou que eu estava usando o deezer dela para ouvir música rock progressivo. Então pensei, porque a maioria das pessoas não gosta do rock progressivo?
A resposta é porque não gostam de rock? Ou porque não tem bom gosto? ahuauhhua.
Não, a resposta é porque elas não entendem o gênero musical. Elas não entendem as conexões que há na música, não percebem quando vai começar outra música, acham estranho tudo ser uma música só ou simplesmente não tem paciência para entender a música. Uma vez discuti sobre isso com um colega e ele disse: rock progressivo não faz sentido, é uma bagunça! Quando comecei a explicar, ele não teve paciência para entender .
Finalmente: e o que tudo isso tem haver com as coisas de Deus?
Uma das maiores frustrações que tenho é estar rodeada de ateus a maior parte do meu dia. Gosto de falar sobre a bíblia, mas não tenho com quem falar, exceto em casa e na igreja.
Ateus geralmente tem um discurso em comum: não conseguem ver a bíblia como algo inspirado por Deus e escrito pelos homens. Quando eu explico que cada trecho foi escrito por pessoas diferentes, em épocas diferentes, muitas vezes intervaladas por centenas de anos, as pessoas acham isso normal e não veem nada de especial nisto.
MAS NÃO É NORMAL MESMO!
E ainda tem as pessoas que não querem entender as conexões da bíblia porque para isso precisariam ler ela inteira. É como minha irmã fala sobre o rock progressivo: "Ainda é a mesma música? Não parece!". Claro! Não estava prestando atenção na música toda, aí fica difícil perceber que é a mesma música.
A mesma coisa acontece com a bíblia. Tem gente que lê e diz "mas essa parte não faz sentido" ou "leio a bíblia mas não entendendo nada". Claro! Você lê um trecho isolado é quer entender tudo. Quer ler Deuteronômio sem ler Êxodo. Quer ler Atos sem ler as epístolas dos apóstolos. Não vai fazer sentido mesmo!
A verdade é que, assim como no rock progressivo, você tem que estar atento aos detalhes e ter paciência para entender as coisas de Deus. E mesmo depois que começar a entender a bíblia, o Espírito Santo vai revelar tantas coisas que as conexões vão se estender ainda mais.
Por falar em se estender, quero estender um comentário que fiz no post 2 para este post: acho tão triste as pessoas não entenderem e nem gostarem de um livro tão perfeito como a bíblia. Não perceberem como ela é rica em detalhes, como cada livro contribui individualmente para o todo. Mas principalmente, fico triste por elas perderem a oportunidade de experimentar que este livro é vivo e traz vida.
Comentários
Postar um comentário